Sobre o Sacizal dos Pererês

logo-sacizal-dos-pereres

Criação

Criado por um grupo de amigos, cansados com a dominação de culturas importadas no Brasil, o Sacizal dos Pererês luta pela preservação e valorização do folclore e cultura nacionais. Seu personagem símbolo é o Saci Pererê que pretende ganhar um dia só para ele com a instituição da Lei do Dia do Saci. A data, 31 de outubro, atualmente é dominada pela festa do "Halloween". Na ocasião a representação da cultura brasileira é nula. No estado de São Paulo o Dia do Saci é lei desde janeiro de 2003. Nas cidades de São Paulo, São Luis do Paraitinga e São José do Rio Preto, todas no estado de São Paulo, em Vitória/ES e Fortaleza/CE, o dia 31 de outubro também está reservado ao folclore nacional, com o Dia do Saci.

O Folclore

Mitos e lendas passados de geração para geração, assim é definido o folclore. No Brasil, muitas dessas “estórias” surgiram nas regiões interioranas para transmitir mensagens importantes ou simplesmente assustar. O Folclore é o registro da história de um país em formato de lúdico. Retrata a identidade do povo de uma nação. Essas lendas devem ser lembradas e contadas para não serem esquecidas.


Os Personagens Folclóricos

Os personagens das lendas brasileiras são educadores da preservação do meio ambiente e dos valores intangíveis. Valorizar o lúdico nas escolas e na mídia é uma ação contra a desordem que está o planeta.

O Sacizal dos Pererês quer resgatar e valorizar nossa história. O Brasil tem características amplas que são retratadas nos personagens das variadas regiões. Tornar essas figurinhas propagadoras de uma sociedade de valores culturais preocupados com o meio ambiente e o ser humano é uma das propostas do Sacizal. O Brasil precisa mostrar sua diversidade cultural.

Saci Pererê 

lenda-saci-perere

Quem é o Saci Pererê? A lenda surgiu durante o período colonial, criado pelos índios, nesta época era representado por um menino indígena de cor morena e com um rabo, que vivia aprontando travessuras na floresta. Porém, ao migrar para o norte do país, o mito e o personagem sofreram modificações ao receberem influências da cultura africana. O Saci transformou-se num jovem negro com apenas uma perna, alguns dizem que perdeu a outra numa luta de capoeira, outros dizem que arrancou a perna, que estava presa pelos capatazes da fazenda, e fugiu. Passou a ser representado usando um gorro vermelho e um cachimbo, típico da cultura africana. Até os dias atuais ele é representado desta forma. Negro, índio, deficiente físico, fazia traquinagens para assustar os coronéis que maltratavam índios e escravos.

Ilustração: José Bertoni

0 comentários:

Postar um comentário